Como parte do Projeto de Modernização da Administração Fazendária do Espírito Santo (PROMAF), inserem-se a recuperação e a preservação do Edifício Aureliano Hoffmann (projetado por Ary Garcia Roza em 1951 para abrigar a antiga sede dos Serviços Públicos), um dos símbolos do processo de modernização arquitetônica de Vitória, além do painel pintado pelo artista Roberto Burle Marx em 1954, localizado no hall de entrada do mesmo edifício. O entorno dessa pintura deu origem ao Espaço Cultural, que recebeu o nome do pintor e paisagista, quando da reinauguração do painel, depois de sua restauração e repintura pelo próprio autor em 1985, o qual está sendo agora implementado.
          Com o objetivo de melhor instrumentalizar e subsidiar o servidor fazendário, o público capixaba em geral, bem como a estudantes de todos os níveis de ensino do Estado e até de outras regiões, instala-se neste local, uma ilha de informática contendo informações sobre o edifício (além de dados complementares sobre o autor do projeto e sua arquitetura) e sobre o painel (seu autor, características de sua obra, entre outras).   Oferece ainda dados mais genéricos sobre diferentes aspectos da história e cultura do Espírito Santo e uma bibliografia que indica não só as fontes utilizadas pelos pesquisadores, mas se propõe a servir de referência para outras leituras de interesse dos consulentes.
          Este projeto pioneiro de pesquisa e elaboração de um moderno sistema de multimídia foi desenvolvido no período de agosto a dezembro/1998. contou com a participação de uma equipe interdisciplinar composta por
Almerinda da Silva Lopes (historiadora de arte, professora, e pesquisadora da UFES), Léa Brígida Alvarenga (historiadora, pesquisadora e ex-professora da UFES), Renato Pacheco (historiador, poeta, desembargador e ex-professor da UFES), Rafael Simões (historiador e professor). A criação/produção gráfica e a programação em computador foram elaboradas pelo arquiteto e designer Silvio Nunes.

anterior

próxima

início