Culinária Capixaba

          A culinária capixaba é, naturalmente, eclética, produto de muitas influências dos habitantes locais como portugueses, africanos e povos do norte da Europa.  A base da cozinha colonial era de frutos do mar , acrescida da farinha de mandioca. Além disso, como no resto do Brasil, adotaram os capixabas, para o dia-a-dia, o tradicional feijão com arroz.  Entre os pratos típicos mais famosos citam-se a torta capixaba e a muqueca.
          A torta é uma fritada de frutos do mar, feita em panela ou frigideira de barro, servida, tradicionalmente, na Sexta-feira Santa.  A muqueca (ou moqueca, como está dicionarizada) é peixe cozido, também em panela de barro, temperado e colorido com tintura de urucum (coloral). Difere da baiana, pois não inclui nem o azeite de dendê nem o leite de coco.
          Com a vinda de imigrantes europeus novos pratos foram acrescentados à cozinha capixaba. Dos italianos, os que exerceram maior influência, temos o ministroni, o anholini, o tortei, a sopa pavese, o risoto e a polenta.
Mineiros e baianos também trouxeram de suas terras pratos típicos, como o péla-égua (cangiquinha com costeleta de porco) e o vatapá.

anterior

próxima

início