Newton Freitas

          Newton Freitas nasceu em Vitória, em 1909, e faleceu no Rio de Janeiro, em agosto de 1996.  Trabalhou no Ministério das Relações Exteriores, tendo sido adido cultural na Bélgica, na Inglaterra, no México, na Argélia, na França e na Espanha.  Foi diretor da Agência Nacional.   Divulgou a cultura brasileira, principalmente para ao povos hispano-americanos.
Autor de Alô afro-brasileiros; Ensaios americanos; Garibaldi na América; Literatura del Brasil e Jaburuna. São de ler suas "Lembranças antigas de Vitória", na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (n. 48, p.185-92).

Nilo Bruzzi

          Nilo de Freitas Bruzzi nasceu em Minas Gerais em 1879, e faleceu no Rio de Janeiro em 1978.  Bacharel em direito, foi Procurador Geral do Estado do Espírito Santo. Advogado e jornalista. Deixou, a partir do livro de contos O Antunes, de 1920, copiosa obra literária da qual destacamos o Auto de Nossa Senhora da Vitória (teatro, Rio de Janeiro: SNT, 1951), bela peça que foi encenada quando das comemorações do IV Centenário de Vitória, em 1951. Publicou as obras Luar de Verona (versos); O Antunes (contos); Livro de amor (versos); O bohemio e As de rosto bello e as de beleza na alma (palestras literárias). 
          Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.

anterior

próxima

início