Hortifrutigranjeiros

           Só após a Segunda Guerra Mundial e o incremento populacional a atividade agrícola hortifrutigranjeira passou a ter caráter comercial. Antes havia hortas e quintais com fruteiras e galinheiros. Para o abastecimento de Vitória de verduras e frutas, os produtos vinham dos vizinhos municípios de Serra, Cariacica e Viana, cultivados sem conotação intensiva.
         As granjas de ovos começaram em Campinho, Domingos Martins, graças ao empenho de Otaviano Santos e Theodoro Schwambach. A produção intensiva de verduras e hortaliças se centralizou, inicialmente, em Santa Maria de Jetibá, graças às famílias Berger e Potratz e ao trabalho do técnico agrícola, Francisco Schwartz. Dali se espalharam as lavouras pelos municípios vizinhos e posteriormente por todo o estado.
         As frutas, principalmente o morango, tiveram seu plantio inicial em Pedra Azul, graças a portugueses radicados na região, como Júlio Pinho (divulgador das técnicas de produção do vinho) e Antonio Monteiro. Só mais recentemente se incrementou o cultivo e exportação da banana, manga, abacate, mamão papaia, coco da Bahia, pimenta-do-reino e, com menos intensidade, noz macadâmia, sendo excelentes as perspectivas do estado neste setor agrícola.

anterior

próxima

início