Justin Norbert

          Nasceu em Bordéus – França, em 1849 e faleceu no Rio de Janeiro, em 1931. Engenheiro Civil e de Minas, formado pela École de Ponts et Chaussées (Escola de Pontes e Estradas), de Paris. Em 1908, a pedido do Governador Jeronymo Monteiro projeta a reconstrução do Palácio Anchieta, aproveitando apenas as paredes e parte da estrutura da antiga igreja de São Tiago e do Colégio dos Meninos de Jesus, em Vitória. Transforma o antigo estilo jesuítico num edifício de feições ecléticas, misturando elementos neoclássicos e barrocos.
          Em 1912, o mesmo engenheiro projeta e escadaria em frente ao Palácio do Governo, em estilo Luís XVI, a ser construída em pedra e cimento, com balaustrada e corrimões em cimento branco e guarnecidos de ferro. Os candelabros e postes de iluminações são de ferro batido. Os degraus, em tijolos requeimados, da marca "Porto Rosa", seriam recobertos de cimento branco. O termo do contrato previa ainda a construção de jardins e cascatas formadas por estalactites artificionais e outros ornamentos, como esculturas. Projetou também o edifício da Assembléia Legislativa, em estilo eclético. Desenvolveu também no Estado pesquisas geológicas.Como engenheiro atuou também no Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e na Argentina.

FONTES: LOPES, A S. Arte no Espírito Santo, do século XIX à Primeira República. Vitória, A1, 1997
PONTUAL, Roberto. Dicionário das Artes Plásticas no Brasil. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1969. Termo de Contrato entre o Governo do Estado do Espírito Santo e o Engenheiro Justin Norbert. Vitória, sociedade de Artes Gráficas, 1912

PROCURAR TAMBÉM:botao5.gif (11547 bytes)

anterior

próxima

início