Eugênio Trombini Pellerano

          Eugênio Trombini Pellerano, inventor e educador, nasceu em Manaus, Amazonas, em 1917, transferindo-se com sua família, ainda menino, para Vitória, no Espírito Santo.
          Foi professor do Ginásio do Espírito Santo e da escola Técnica Federal de Vitória, agrimensor, piloto civil e, durante a Segunda Guerra Mundial, prático da barra da baía de Vitória.
          Desenvolveu o escotismo do mar, em nosso Estado.
          Em 1945 transferiu-se para a Escola Técnica Nacional do Rio de Janeiro, onde construiu, em parte, o primeiro protótipo brasileiro de motor a jato e uma turbina inédita de vapor.
          Formando-se em física, trabalhou na Divisão de Raios Cósmicos do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e, como professor, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde desenvolveu o projeto Planck, sobre radiação cósmica, na serra do Caparaó, Espírito Santo.

Juvenal Francisco Pereira Ramos

          Juvenal Francisco Pereira Ramos nasceu em Anchieta, Espírito Santo, no dia 24 de março de 1872, filho de Joaquim Francisco Pereira Ramos. Era casado e pai de uma filha: Maria da Penha Ramos.   Segundo informações fornecidas ao Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, possuía o título de farmacêutico e além de comerciante, exerceu o cargo de lente de matemática e física. 
          Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.

anterior

próxima

início