Roberto Vianna Rodriguez

          Fotógrafo, engenheiro e professor. Nasceu em 28 de dezembro de 1912, no Rio de Janeiro. Faleceu em Vitória, em 21 de agosto de 1991. Cursou Engenharia Civil na Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Depois de formado passou a trabalhar no DNOS – Departamento Nacional de Obras e Saneamento, na mesma cidade. Em 1944, foi convidado para prestar serviços no DNOS do Espírito Santo, por um período de 6 meses. Após esse período, e já casado com Risoleta de Figueiredo Rodriguez, resolveu fixar residência em Vitória, onde trabalhou durante 38 anos.
          Foi o responsável pela construção do canal da costa, para sanar o problema das enchentes em Vila Velha. Atuou também como professor da disciplina "Mecânica dos Solos", no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Espírito Santo. Apreciador de fotografia, a qual praticava como hobby, torna-se membro do Foto Clube do Espírito Santo e representante da entidade na Federação Brasileira de Fotografia e Cinema. Além de ter exercido os cargos de Vice-Presidente e de Presidente do Foto Clube (biênio 1955-1957) atuou também como professor nos cursos de fotografia oferecidos pela instituição artística. Elaborou composições muito bem equilibradas no que se refere a linhas, massas, cortes e enquadramentos. Seu gênero preferido foi o retrato, o qual lhe permitia explorar efeitos expressivos singulares.
Revelava os filmes em laboratório próprio que mantinha em sua residência na Praia do Canto, no qual revelou também os primeiros slides de que se tem conhecimento no Estado.

FONTE: NASCIMENTO, Gese M.L. do. O Foto Clube do Espírito Santo. Vitória, UFES, 1997.

 

anterior

próxima

início