Otávio Paes

          Na década de 40 era o principal fotógrafo de arte de Vitória, considerado o mais habilidoso e o mais sensível profissional. Nessa época ainda usava o seu famoso " flash dinamite", que enchia de fumaça os mais refinados salões sociais da cidade, pouco afeiçoado as inovações.
          Publicou inúmeras fotos na revista " Vida Capixaba" , sob as quais inseria a legenda "senhorinha fulana de tal, fino ornamento da sociedade vitoriense". Trabalhou sempre com uma pesada câmara de lente "anastigmática", por não se adaptar às câmaras portáteis e aos negativos de pequenos formatos.  Suas fotografias, em especial, de efeitos atmosféricos e do pôr do sol na baía de Vitória, são de uma singularidade e de uma sutileza inconfundíveis, capazes de revelar a sua sensibilidade e veia artística.
Realizou exposições de seus trabalhos em Vitória e no Rio de Janeiro, sempre com boas referências da crítica especializada.

FONTES: Vida Capixaba, Vitória, 21 agosto 1934, p.4.
Diário da Manhã, Vitória, 21 agosto 1934, p.4.
"A propósito de uma exposição de Arte Fotográfica do Artista Paes." Chanaan, Vitória , (1); 2: 18, fev. 1936. Escritos de Vitória– 15 personalidades de Vitória. Vitória, Prefeitura Municipal / Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, 1996, p.65 – 69.

 

anterior

próxima

início