TituloLiteratura.JPG (13254 bytes)

trans9x9_2.gif (1588 bytes) Lídia Besouchet de Freitas

          Pesquisou no arquivo da família de Gabriel Terra, do Uruguai, fonte de importantes documentos sobre o capitão da indústria no Brasil, Barão de Mauá. Sobre ele escreveu três livros, editados na Argentina e no nosso país. Reuniu e organizou a correspondência inédita entre o caudilho J.J Urguiza, o Barão de Mauá e o Visconde do Rio Branco,no Palácio San José de Entyre Rios, que foi publicada na coleção Brasiliana. Escreveu uma biografia editada em Buenos Aires.
          O Ministério do Exterior do Brasil encomendou-lhe uma biografia do Barão do Rio Branco, por ocasião do Centenário do chanceler brasileiro e para o Ministério da Indústria e Comércio escreveu uma monografia sobre as bases sociais que determinaram sua criação, depois da Revolução de 30.  No centenário de Oliveira Lima escreveu um ensaio referente à ultima etapa da vida diplomática desse brasileiro na Bélgica.  Atendendo a uma encomenda de Assis Chateaubriand, realizou uma pesquisa sobre os últimos anos de vida de D. Pedro ll, no exílio, durante 4 anos, nos principais arquivos e bibliotecas da Europa. Em 1971, apresentou sua tese sobre o Imperador, durante o Colóquio Internacional da Universite de Hute, Bretagne.
          Em Madrid, pesquisou e levantou textos inéditos e bibliografia referente à História do Brasil, nas principais bibliotecas e institutos de pesquisa.   Na década de 60 retorna ao Brasil, passando a viver no Bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Obras Publicadas :
"Diez escritores del Brasil" (em colaboração com Newton Freitas), 1939, publicado em Buenos Aires; "Literatura del Brasil" (Editora Sudamericana) ensaios; "Mauá e seu tempo" (ensaio), 1942, publicado também em Buenos Aires, pela América Econômica, com o título "Mauá y su época";
continua...

trans9x9_2.gif (1588 bytes)
trans9x9_2.gif (1588 bytes)

anterior

próxima

início