Dores do Rio Preto

          A criação do município se deu através da Lei n° 1.914, de 30 de dezembro de 1963. A instalação se deu em 7 de abril de 1964. O município de origem foi Guaçuí.  O município de Dores do Rio Preto localiza-se a uma latitude sul de 20°, 41’ e 26" e a uma longitude oeste de Greenwich de 41°, 50’ e 48", possuindo uma área de 147 km², equivalente a 0,32% do território estadual.  Limita-se ao norte com o município de Ibitirama; ao sul, com Guaçuí e Estado do Rio de Janeiro; a leste, com os municípios de Guaçuí e Divino de São Lourenço e a oeste, com o Estado de Minas Gerais.  Dista de Vitória cerca de 243 quilômetros.
          Além da sede, com altitude de 770 metros, é compreendido pelo distrito de Mundo Novo.  A bacia que compõe a paisagem hidrográfica do município é a do rio Itabapoana, cuja área é de 147 km², destacando-se como principais rios o Preto e o Itabapoana.
          O clima é salubre, com precipitações pluviométricas regulares, com maior ocorrência de chuvas nos meses de novembro e fevereiro.  Unidade de conservação existente: Parque Nacional do Caparaó (área de 20.000 ha).
          As primeiras famílias que se estabeleceram em Dores do Rio Preto foram de mineiros, italianos e portugueses.  A economia teve sempre como base a madeira e o café. Hoje o café é o principal produto agrícola, com destaque para a pecuária.

anterior

próxima

início