Guaçuí

          A criação do município se deu através da Lei n° 1.688, de 25 de dezembro de 1928. A instalação se deu em 10 de janeiro de 1929. O município de origem foi Alegre.  O município de Guaçuí localiza-se a uma latitude sul de 20°, 46’ e 21" e a uma longitude oeste de Greenwich de 41°, 40’ e 20", possuindo uma área de 462 km², equivalente a 1,01% do território estadual.  Limita-se ao norte com os municípios de Divino de São Lourenço e Ibitirama; ao sul, com São José do Calçado; a leste, com Alegre a oeste, com Dores do Rio Preto e Estado do Rio de Janeiro. Dista de Vitória cerca de 217 quilômetros.
          Além da sede, com altitude de 590 metros, é compreendido pelo distrito de São Pedro de Rates e São Tiago.  O relevo apresentado varia de ondulado a acidentado.   A bacia que compõe a paisagem hidrográfica do município é a do rio Itabapoana, cuja área é de 462 km², destacando-se como principais rios o Veado e o Itabapoana.  O clima é saudável, mais ameno, típico das regiões serranas do Estado, com precipitações pluviométricas mais intensas nos meses de outubro a abril. O inverno é seco e, de certa forma, rigoroso, influenciado pela altitude da região.
          O início da colonização se deu com a chegada de mineiros. O primeiro nome foi São Miguel do Veado. Café e pecuária são as bases da economia.

anterior

próxima

início