Jerônimo Monteiro

          A criação do município se deu através da Lei n° 1.416, de 15 de dezembro de 1958. A instalação se deu em 29 de janeiro de 1959.  O município de Jerônimo Monteiro localiza-se a uma latitude sul de 20°, 47’ e 25" e a uma longitude oeste de Greenwich de 41°, 23’ e 48", possuindo uma área de 155 km², equivalente a 0,34% do território estadual.   Limita-se ao norte com os municípios de Alegre e Cachoeiro de Itapemirim; ao sul, com Mimoso do Sul e Muqui; a leste, com Cachoeiro de Itapemirim e a oeste, com Alegre.   Dista de Vitória cerca de 174 quilômetros.
          O município é constituído somente pela sede, com altitude de 120 metros.   A bacia que compõe a paisagem hidrográfica do município é a do rio Itapemirim, cuja área é de 155 km², destacando-se como principal rio o Itapemirim.  O clima é quente e úmido, com estação chuvosa no verão e estação seca bem definida.
          O município teve origem na trajetória de uma expedição chefiada por um mineiro. A região foi chamada inicialmente de Cachoeira das Flores e, mais tarde, Vala do Souza.  A agro-pecuária sustenta a economia de Jerônimo Monteiro, com base no café e no leite.

anterior

próxima

início