Carmo Reis e Mercedes de Castro Reis

          Pintores e desenhistas.  Em 1908, o casal residia em Vitória, na antiga Ladeira do Chafariz N.º 19, onde mantinha também um ateliê de pintura e desenho.  Através de anúncios na imprensa da época, oferecia seu trabalho para pinturas decorativas e recebia encomendas para retratos a óleo e crayon.

Celina Rodrigues (Patrícia Celina Rodrigues)

          Nasceu em São João de Petrópolis, município de Santa Teresa, em 1918. Filha de Ilário Duarte e Maria Pagoto Duarte. Iniciou os estudos de pintura, como aluna da Irmã Teresa Novaes, no Colégio do Carmo, em 1938.
Em 1940, já casada, transfere-se para o Rio de Janeiro, onde aprofunda o aprendizado artístico com o acadêmico Heráclito Ribeiro dos Santos (1942– 43) e com Rubem Fortes Bustamante Sá (1944 – 45).

          No Rio de Janeiro, acompanhou importantes reformas e avanços nos rumos das artes plásticas e do modernismo, entre eles a queda do Presidente da Comissão Organizadora do Salão Nacional de Belas Artes, artista Osvaldo Teixeira (1904 – 74), no cargo há 10 anos e considerado tradicionalista, de idéias retrógradas e fascistas. Iniciava-se aí nova fase com a eleição do arquiteto Rodrigo Mello Franco de Andrade, então diretor da Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ao injetar um novo espírito no Salão Nacional de Belas Artes, criando a "Divisão Moderna". No entanto, ao manter a "Divisão Acadêmica", o Salão não assumia ainda naquela época nenhuma posição.
                                                                                                                                                         continua...

anterior

próxima

início