Celina Rodrigues (Patrícia Celina Rodrigues)

          Em 1944, Celina Rodrigues participa do Salão Nacional de Belas Artes e recebe "Menção Honrosa", na categoria Desenho. Volta a participar em 1947, recebendo novamente a mesma "Menção", com a obra Vale do Canaã. Em 1948, com as obras "Recanto da Gávea" e "Fundo de Quintal", obtém mais uma vez a premiação, voltando a recebê-la em 1950.
          Em 1947, a artista passa a freqüentar a Colméia dos Artistas, fundada e dirigida por Levino Fanzeres, pintando ao ar livre na Quinta da Boa Vista e na Gávea, no Rio de Janeiro. Tem como colegas de grupo Ivan Serpa, Sinhá D’amora, Ivan Freitas entre outros. Mas no Rio de Janeiro, Celina conviveu com outros artistas renomados, entre os quais Djanira Mota, Henrique Alvim Corrêa, Gastão Formenti, Manoel Faria, Ítalo e Hilda Campofiorito.
No mesmo ano, realiza uma exposição individual de pintura na Biblio-Pinacoteca Municipal de Vitória. Em dezembro de 1948, expõe na AEI – Associação Espírito-Santense de Imprensa, na mesma cidade. A mostra compunha-se de paisagens, marinhas e naturezas mortas e itinerou depois por Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.
          Em 1952, recebe nova premiação: "Medalha de Bronze" no Salão Fluminense de Belas Artes.
Retorna a Santa Teresa (ES), cidade que imortalizou em suas pinturas: são paisagens, vistas, montanhas e vales, em especial o Vale do Canaã, que lhe inspirou inúmeras obras, a ponto de se tornar conhecida como "pintora do Vale do Canaã". No entanto, afastada da agitação artístico-cultural carioca, longe de colegas pintores, com os quais pudesse estabelecer diálogos e confrontos, trocar experiências e expor, Celina vai perdendo, gradativamente, a força expressiva e a concepção inovadora no emprego das cores, enquadramentos e arranjos compositivos que caracterizaram os trabalhos da fase anterior. Desestimulada pela falta de opção para mostrar, vender e ver seu trabalho reconhecido, a artista vai desacelerando o seu processo criativo, dividida entre as tarefas domésticas, a maternidade, a arte e a dedicação a um orfanato em Santa Teresa.
                                                                                                                                                   
continua...

anterior

próxima

início