Teatro Carlos Gomes

          A concessão para a construção do Teatro Carlos Gomes foi dada pela Prefeitura Municipal, com anuência do Governo do Estado, que doou a André Carloni o terreno sido à Praça Costa Pereira, para esse fim, com isenção de impostos municipais e estaduais, por 25 anos.  
          O projeto de construção foi elaborado pelo próprio propietário, em 1925 e a construção esteve a cargo da empresa Carloni & Nicoletti, trabalharam na construção do Teatro Argeo Teófilo Araújo (mestre de obras); Luís Mattei e Hugo Tadei (ornamentação e esculturas); Alfredo Miniatti (pintura e decoração), os últimos italianos residentes no Rio de Janeiro, vindos especialmente para a execução desses trabalhos. A montagem de aparelhos de projeção e instalações elétricas estiveram a cargo de Vicente Burian. As colunas de ferro fundido e lavrado, que sustentam os camarotes, pertenceram ao Teatro Melpômene.
          Foi inaugurado em 05 de janeiro de 1927, com a exibição do filme "O que farias com um milhão?", produzido pela Universal, tendo como atores principais Mary Car e Belle Benett. No dia seguinte, a Companhia Nacional de Revistas "Tam Tam", apresentava a revista "Verde e Amarelo", de José do Patrocínio e Ruy Pavão.

anterior

próxima

início