Estradas de Ferro

          Em novembro de 1908, por falta de pagamento, 800 funcionários da construção desta estrada fizeram a primeira greve do Estado.  A estrada seguinte a ser construída foi a Estrada de Ferro Vitória a Diamantina, de maior importância e sobre a qual há verbete específico. (Cf. verbete Estrada de Ferro Vitória a Minas).  A malha ferroviária, que era de 731 quilômetros em 1940, com a supressão de ramais deficitários ficou com 560 quilômetros em 1972. Nesse ano foi aprovada a construção da variante Santo Eduardo (RJ)-Vitória e a duplicação da Estrada de Ferro Vitória a Minas, mas só esta última se concretizou.

Primeira concessão ferroviária no Espírito Santo

          Coube ao governo provincial a iniciativa de implantar via férrea no Espírito Santo ao sancionar a Lei n° 37 de 27 de novembro de 1872. Dava aos Srs. Thomaz Dutton Junior, Francisco Portella e Miguel Maria de Noronha Feital o privilégio para construção, uso e gozo por si e seus herdeiros de uma via férrea.

FerrovVitMinas3.JPG (17222 bytes)
A Gazeta
Estr.Ferro Vitória-Minas

anterior

próxima

início