Em novembro de 1908, por falta de pagamento, 800 funcionários da construção desta
estrada fizeram a primeira greve do Estado. A estrada seguinte a ser construída foi
a Estrada de Ferro Vitória a Diamantina, de maior importância e sobre a qual há verbete
específico. (Cf. verbete Estrada de Ferro Vitória a Minas). A malha ferroviária,
que era de 731 quilômetros em 1940, com a supressão de ramais deficitários ficou com
560 quilômetros em 1972. Nesse ano foi aprovada a construção da variante Santo Eduardo
(RJ)-Vitória e a duplicação da Estrada de Ferro Vitória a Minas, mas só esta última
se concretizou. |
Primeira concessão ferroviária
no Espírito Santo
Coube ao governo provincial a iniciativa de implantar via férrea no Espírito Santo ao
sancionar a Lei n° 37 de 27 de novembro de 1872. Dava aos Srs. Thomaz Dutton Junior,
Francisco Portella e Miguel Maria de Noronha Feital o privilégio para construção, uso e
gozo por si e seus herdeiros de uma via férrea.
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A Gazeta Estr.Ferro
Vitória-Minas
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