Carlos Gomes de Sá

          Nasceu em Estância, Sergipe, em 14 de maio de 1888 e faleceu no Rio de Janeiro em 26 de outubro de 1941.  Advogado e professor, foi um dos maiores criminalistas do Espírito Santo. Orador famoso, distinguiu-se também como jornalista e "causeur"(orador brilhante) .  No governo de Aristeu Borges de Aguiar foi Procurador Geral do Estado.   Em 1934, pelo Partido da Lavoura, foi eleito Deputado Estadual, tendo atuado intensamente na elaboração da nova Constituição do Estado.  Exerceu também o cargo de Secretário de Interior e Justiça. Seu anteprojeto para a legislação de estrangeiros foi aproveitado pelo Governo Federal.

Carlos Xavier Paes Barreto,  Desembargador

          Professor e jurista. Nasceu na cidade de Recife, Pernambuco no dia 12 de novembro de 1881. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito de seu Estado. Iniciou a vida pública como Promotor de Justiça na Comarca de Rio Formoso e depois na de Recife. Transferindo-se para o Espírito Santo, aqui ingressou no Ministério
Público como promotor de justiça de Afonso Cláudio. Exerceu, em seguida, os cargos de Procurador-Geral, Secretário de Estado, Consultor Jurídico além de funções variadas no magistério. Ingressou na Magistratura vitalícia do Estado em novembro de 1911 como juiz de Direito da Comarca de Afonso Cláudio exercendo a judicatura em várias outras. Em abril de 1926 era promovido a Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, cujos destinos dirigiu, como seu Presidente, em 1936. Aposentou-se nesse cargo em 5 de agosto de 1938. Foi um dos fundadores da Faculdade de Direito do Estado e seu primeiro professor de Direito Penal.

anterior

próxima

início