)

trans9x9_2.gif (1588 bytes)


Auto Retrato - 1929
carvão s/ papel

trans9x9_2.gif (1588 bytes)

A Pintura

          No ano seguinte passa a estudar pintura de paisagem e figura humana com o alemão Leo Putz (1869 – 1940), - que lhe ensinou a observar a natureza apenas como um pretexto para a pintura – e com Cândido Portinari. Deste último, se tornaria depois assistente, auxiliando-o na pintura dos murais do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, entre 1937 e 1938.  Foi também aluno de outras personalidades controvertidas: Pedro Correia de Araújo (nas aulas de paisagem e retrato) e do escultor Celso Antônio, que, no entanto, era seu professor de natureza – morta.
          Na mesma época conhece também Guignard, de quem Burle Marx se tornou amigo e admirador e cujas conversas lhe foram mais úteis "que as lições formais na Academia de Belas Artes".
          Permanece cerca de 2 anos nessa Escola. Opta por interromper o curso, decepcionado com os métodos de ensino acadêmicos, centrados na cópia de modelos gregos em gesso.  Queria desenhar modelo vivo, para "pintar corpos

como Gauguin", citação que lhe valeu ser expulso das aulas de Augusto Bracet, em 1930.  Substitui o ensino formal na Academia, por um caminho próprio.

anterior

próxima

início