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Saxofone - 1946
óleo sobre madeira

A Pintura

          Todavia, o colorido da pintura de Burle Marx e uma geometria distante dos preceitos teóricos e racionalistas, preservam considerável distância do cubismo histórico. O nosso artista faz uma fruição bastante pessoal e consciente daquilo que mais lhe interessa do cubismo: romper com a representação analógica da forma e com a profundidade ilusionista. Sua aproximação com essa vertente artística francesa foi assim resumida por ele, em alguns depoimentos: "simplesmente porque foi essa a Escola que quebrou o academismo".
          As pinturas elaboradas nessa época por Roberto, têm como suporte a tela e o papel, e tanto podem ser a óleo, guache, ou mesmo combinar esses e outros materiais, como o nanquim. Essa aparente indiferenciação entre desenho e pintura explica a razão de muitas de suas obras picturais lembrarem desenhos coloridos. Atribuía a mesma dignidade plástica e poética ao desenho, à pintura e à estamparia ou à pintura sobre tecido, a ponto de nas exposições realizadas por ele, no Brasil e no exterior, fazer

questão de incluir obras entendidas usualmente como de natureza diferente, que eram unificadas com a denominação pura e simples de "pinturas".
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