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S/ título -1967 - acrílico s/ tela

A Pintura

          Entretanto, a maior dimensão, projeção e circulação, bem como o debate que se estabeleceu em torno de sua obra paisagística, acabariam por atribuir um peso maior à aceitação desta, em detrimento da pintura ou da linguagem plástica como um todo. Igualmente significativas para esse processo são as funções sociais e didáticas impressas aos jardins, no que se refere à sua utilização (em especial os de natureza pública) e à preservação de espécies vegetais em extinção, enfatizada muitas vezes de maneira polêmica pelo autor. Tal panorama fez com que toda a atenção recaísse, em especial nas últimas décadas, sobre a arquitetura paisagística, deixando à margem ou transformando em atividade secundária, outro legado grandioso e diversificado da produção do artista: pintura, desenho, gravura, estamparia, painéis, tapeçaria, escultura, projetos de jóias, cenografia... O artista plástico acabaria assim ofuscado pelo paisagista, o que acarretaria, pelo menos em parte, um confinamento da obra gráfica e pictural, que permanece, ainda hoje, pouco conhecida e estudada. Não foi devidamente avaliada a importância de Burle 

Marx para o cenário artístico modernista no nosso país, pelo menos nas primeiras décadas de sua formação, ao lado de nomes como Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, entre outros.

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