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A Pintura Por este viés talvez se possa afirmar que o artista pensava e engendrava pinturas e jardins como cartografias de vistas aéreas de campos ou paisagens, que se situam na confluência de imaginação e percepção, constatação e sonho, realidade interior e devir ou vir-a-ser. Essas pinturas e jardins remetem, muitas vezes, a telas de Mondrian, Arp, Klee, Kandinsky... Ambos os gêneros artísticos, embora, constituídos com entes de natureza diferente, são concebidos pela mesma sensibilidade aguçada, por uma mão perfeccionista e um intelecto que se desvela, em cada detalhe, como um arsenal de vivências e experiências, acumuladas ao longo de uma vida dedicada ao aprendizado, à pesquisa e à criação de diferentes linguagens artísticas. A cognição e a sensibilidade são transferidas, de uma maneira singular, para a ética e a praxe artística burlemarxiana. Para Walmir Ayala, na enorme personalidade intelectual e física de Burle Marx cabiam muito bem "o paisagista contumaz e o pintor inacabado ou bissexto" (4) |
![]() (4) Ayala, " Um grande pintor bissexto". Jornal do Brasil, 18 jul. 1972, (cad. B) ![]() |
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