trans9x9_2.gif (1588 bytes)


Desenho da Praça Euclides da Cunha - Recife - 1935

Os Jardins 

          Na mesma época, Tarsila do Amaral, ao visitar as estufas repletas de plantas "esquisitas", batizou Burle Marx de "o poeta dos jardins". (6)
A carreira do paisagista começa a ter impulso entre 1934 – 1937, período em que aceita o convite do Governador Lima Cavalcanti, (depois que este, em visita à família Schwartz, conhece o jardim elaborado pelo artista) para o cargo de Diretor de Parques e Jardins em Recife (PE). Integra a equipe de obras do Secretário Lafayette Coutinho, atuando ao lado dos engenheiros Luís Nunes de Souza (que já havia trabalhado com o botânico Aristides Leão, no Rio de Janeiro), Fernando Saturnino de Brito e Joaquim Cardozo.(7) .

          Nesse cargo, reforma várias praças e jardins e projeta os primeiros jardins públicos de natureza ecológica no Brasil, entre eles o Jardim da Casa Forte (1935), um jardim aquático (8)  e o Jardim da Praça Euclides da Cunha, (todo com plantas originárias da caatinga), Jardim do Palácio do Governo e da Praça Artur Oscar. Convive ali com Clarival e José do Prado Valladares, Gilberto Freire, Cícero Dias, Gibson Barbosa  e outras personalidades.

(6) – Tarsila do Amaral, "Roberto Burle Marx", Diário de São Paulo, 10dez. 1948.

anterior

próxima

início