Nome2.JPG (11516 bytes)

trans9x9_2.gif (1588 bytes)

Jardim O.Monteiro com Serra dos Orgãos ao fundo.
Os Jardins 

          Na mesma década, o jardinista elabora projetos para inúmeras residências particulares, urbanas e rurais, entre as quais a de Francisco Inácio Peixoto, em Cataguases (MG), em 1942; Fazenda Marambaia, em Petrópolis (RJ), 1948; de Odette Monteiro, em Correias (RJ), 1948; de Diego Cisneiros, em Caracas; de Burton Tremaine, em Santa Bárbara, Califórnia, 1948; de Maria do Carmo e José Nabuco, no bairro de Laranjeiras (RJ).
          A associação com o botânico Henrique L. de Mello Barreto, em 1943, permitiria a Burle Marx dar um novo direcionamento à sua carreira de paisagista ecológico.

Nesse período, passa a ordenar os espaços compositivos como massas de formas e cores, o que revela sintonia entre obra pictórica e arquitetura de jardins.  Dá também maior realce aos elementos minerais,relacionando-os com a forma, textura e cor dos vegetais e integrando-os com a organização das massas vegetais. São os famosos matacões usados nos jardins do Aeroporto e no jardim de Botafogo, no Parque do Flamengo, entre outros.

anterior

próxima

início