Almir dos Santos Gonçalves

          Almir dos Santos Gonçalves nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, em 18 de agosto de 1893, filho de Nicolau Tolentino Pereira Gonçalves e Fanny S. Gonçalves, professora estadual. Casou-se em 1915.
De acordo com declarações prestadas em 18 de agosto de 1928 e depoimento anexo datado de 3 de dezembro de 1925 no Instituto Histórico de Geográfico do Espírito Santo, exerceu os cargos de secretário particular da Missão Batista e de secretário de Evangelização da Missão Batista.
          Como tradutor, publicou as seguintes obras: Autobiographia de J. Hudson Taylor (traduzida do espanhol, 1924), Oração (devoção cristã, traduzida do inglês, 1924), Treinamento dos membros da Igreja (traduzida do inglês), Heroes e martyres da obra missionária (traduzida do castelhano), A pessoa de Christo (de Felippe Schaff, teólogo americano), A marcha do christianismo (de Varetto, traduzido e publicado em folhetim pelo jornal batista).
Colaborou ainda com revistas, jornais e folhetos evangélicos. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.

Alonso Fernandes de Oliveira

          Alonso Fernandes de Oliveira nasceu em Vitória, Espírito Santo, a 26 de março de 1893, filho de Adolpho Fernandes de Oliveira e Luiza Soares de Oliveira.  De acordo com informações cedidas em 12 de janeiro de 1931, era casado e obteve os títulos de normalista, pela Escola Normal de Vitória, e de bacharel em direito, pela Faculdade Livre de Direito do Rio de Janeiro.   Exerceu os cargos de delegado de Polícia e de promotor público em várias comarcas do Estado de São Paulo, de inspetor escolar e de professor da Escola Normal e anexas de Vitória.  Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.

anterior

próxima

início