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trans9x9_2.gif (1588 bytes) Maurício Salgueiro   (Maurício Salgueiro de Sousa)

          Em 1955, participa da III Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo e no ano seguinte obtém a medalha de prata no Salão Nacional de Belas Artes. Recebe o prêmio aquisição, no mesmo Salão, em 1957 e 1960, com as obras: "A Noite" e "Cabeça do pintor Ângelo Proença Rosa". Nesse último ano, obtém o prêmio de viagem ao estrangeiro com " Bailarina Sandra Dieken. Movimentos de dança".
          Em 1957, ingressa como professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Espírito Santo; em 1959 passa a lecionar na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a disciplina "Expressão". Foi também professor da PUC/Rio, do MAM do Rio de Janeiro (escultura) e da Faculdade Santa Úrsula-RJ.
          Em 1961 viaja a Europa e realiza Curso de Especialização em Metais na Brombley Art School, de Londres. No na seguinte realiza um estágio de Especialização em Metais na Academia de Feu, de Paris e Curso de Arte Francesa do Século XIX, no Museu do Louvre. Viaja depois pela Grécia, Turquia, Alemanha, Bélgica, Holanda, Tchecoslováquia, Bulgária, Portugal, Marrocos e Espanha, onde fixou residência. Permaneceu na Europa cerca de dois ano e meio. A partir daí dedica-se a pesquisas de vanguarda, interessado em sons, brilhos, movimentos e novos materiais. Passa a trabalhar com chapas de cobre, ferro, latão, aço, resina, alumínio, polister, poliuretano, acrílico e madeira. Utiliza-se de uma tecnologia que sobrepõe precisão e expressão, o que lhe permite executar obras que propõem a participação do espectador, apelando a todos os seus sentidos: olfato, tato, audição, visão. Suas esculturas apagam e acendem, emitem sons, jorram líquido e podem ser tocados pelo público. É o precursor no Brasil deste tipo de trabalho e um dos pioneiros no mundo a usar sons, luzes e a pulsão de elementos fluidos ou viscosos, como se suas esculturas-máquinas "gritassem" e "chorassem".
         
                                                                                                                                            continua...

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