TituloEscultura.JPG (8895 bytes)

trans9x9_2.gif (1588 bytes) Maurício Salgueiro   (Maurício Salgueiro de Sousa)

          Os seus trabalhos assumem, na maioria das vezes, dimensões gigantescas e tanto aparecem em espaços públicos, como praça e museus, como privados e coleções particulares, ou mesmo integrados à arquiteturas, a exemplo de um painel que elaborou, em 1972, para o edifício da APLUB - Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil. Nessa obra foram gastos 22 m de chapa de cobre, 22 m de latão, 20 Kg de resina polister, poliuretano e epox, além de 10 sacos de gesso, que foram submetidos à ação de guilhotinas, serras elétricas e manuais, tesouras, maçaricos, alicates, talhadeiras, martelos, solda e resultaram num painel de 763 x 220 cm, montado com a ajuda de outros profissionais, entre eles dois mecânicos formados pelo SENAI. Este painel, elaborou em 1971/72, será seguido de outros trabalhos, nos quais o artista desenvolve pesquisas no plano bidimensional, propõe um jogo recorrendo a associações de materiais como tecidos e metais e a fotografia desses mesmos materiais, colocados lado a lado, como pinturas, o que provoca certa ambigüidade perceptiva.
          Elaborou também vários troféus, entre eles o troféu "O broto" (encomendado pelo jornalista capixaba Hélio Dórea, 1958), "Coruja de Ouro" e "Humberto Mauro" (oferecidos pelo Instituto Nacional de Cinema aos melhores filmes), Troféu "Copa Brasil" (destinado a premiar o vencedor do Campeonato Brasileiro de Futebol em 1975), "Lamartine Babo" (para a Secretaria de Cultura RJ).
          Em 1974, Sebastião França elaborou um filme baseado na obra de Maurício Salgueiro, premiado pela Aliança Francesa. Na mesma década, foi coordenador e professor dos Cursos Bloch de Fotografia.

                                                                                                                                                     continua...

trans9x9_2.gif (1588 bytes)
trans9x9_2.gif (1588 bytes)

anterior

próxima

início