trans9x9_2.gif (1588 bytes)

Companhia Vale do Rio Doce

          Foi criada em 1° de junho de 1942, no auge da Segunda Guerra Mundial, a partir de um acordo — Acordo de Washington — entre os governos brasileiro, americano e inglês, pelo qual o Brasil garantiria a esses países uma produção anual de, no mínimo, 1,5 milhão de toneladas de minério. Os aliados ingleses e americanos, em confronto com os países do Eixo, precisavam garantir fontes alternativas de suprimentos de minério que iriam se consumir na indústria bélica.  A nova empresa encampou a Companhia Brasileira de Mineração e Siderurgia e a Companhia Itabira de Mineração, além de assumir a recuperação da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
          O banco oficial americano — o Export-Import Bank of Washington — concedeu financiamento para a instalação e preparação do funcionamento da nova empresa.  Nascida como empresa controlada pelo governo brasileiro, foi privatizada em 6 de maio de 1997.
          Maior exportadora de minério de ferro, a Companhia Vale do Rio Doce opera sistemas próprios de minas-ferrovia-porto: Sistema Norte, na Serra de Carajás, no Pará e o Sistema Sul, que engloba as minas, em Minas Gerais, a ferrovia Vitória a Minas e o porto de Tubarão, em Vitória, no Espírito Santo. Hoje a empresa é um conglomerado de empresas, atuando em setores diversificados.

trans9x9_2.gif (1588 bytes)

anterior

próxima

início