Atílio Vivacqua

          A criação do município se deu através da Lei n° 1.1916, de 30 de dezembro de 1963. A instalação se deu em 10 de abril de 1964. O município de origem foi Cachoeiro de Itapemirim.  O município de Atílio Vivacqua localiza-se a uma latitude sul de 20°, 54’ e 43" e a uma longitude oeste de Greenwich de 41°, 11’ e 46", possuindo uma área de 229 km², equivalente a 0,50% do território estadual. Limita-se ao norte com o município de Cachoeiro de Itapemirim; ao sul, com Mimoso do Sul e Presidente Kennedy; a leste, com Itapemirim e Cachoeiro de Itapemirim e a oeste, com Mimoso do Sul e Muqui. Dista de Vitória cerca de 152 quilômetros.
          O município é constituído somente pela sede, com altitude de 90 metros.  O relevo apresentado varia de fortemente ondulado a montanhoso.   A bacia que compõe a paisagem hidrográfica do município é a do rio Itapemirim, cuja área é de 229 km², destacando-se como principal rio o Muqui. O clima é seco no inverno e quente no verão. A temperatura média anual é de 23°C, com chuvas distribuídas no verão no período de outubro a março.
          O primeiro nome do município foi Marapé. Os primeiros desbravadores estavam a procura de ouro das minas de Castelo.  A principal atividade econômica do município é a pecuária de leite.

anterior

próxima

início