Pancas

          A criação do município se deu através da Lei n° 1.837, de 21 de fevereiro de 1963. A instalação se deu em 13 de maio de 1963. O município de origem foi Colatina.  O município de Pancas localiza-se a uma latitude sul de 19°, 13’ e 10" e a uma longitude oeste de Greenwich de 41°, 51’ e 11", possuindo uma área de 825 km², equivalente a 1,81% do território estadual.  Limita-se ao norte com os municípios de Mantenópolis e Águia Branca; ao sul, com Baixo Guandu e Colatina; a leste, com São Domingos do Norte e Águia Branca e a oeste, com Alto Rio Novo e Estado de Minas Gerais.  Dista de Vitória cerca de 190 quilômetros.
          Além da sede, com altitude de 200 metros, é compreendido pelos distritos de Laginha e Vila Verde. O relevo apresentado é montanhoso, acidentado e fortemente ondulado. O ponto mais elevado é a Pedra do Camelo, com altitude de 720 metros.  A bacia que compõe a paisagem hidrográfica do município é a do rio Doce-suruaca, cuja área é de 825 km², destacando-se como principal rio o Pancas. O clima é quente nas partes baixas, sendo frio e seco nas regiões mais altas. A precipitação pluviométrica tem sua maior ocorrência nos meses de novembro a janeiro.
          Os primeiros colonizadores vieram de Minas Gerais como plantadores de café, vindo do norte do Estado os imigrantes alemães.  A economia do município é agrícola e, embora venha tentando diversificar-se, o café predomina.

anterior

próxima

início