Pedro Canário

          A criação do município se deu através da Lei n° 3.623, de 23 de dezembro de 1983. A instalação se deu em 12 de janeiro de 1985. O município de origem foi Conceição da Barra.  O município de Pedro Canário localiza-se a uma latitude sul de 18°, 17’ e 41" e a uma longitude oeste de Greenwich de 39°, 57’ e 24", possuindo uma área de 430 km², equivalente a 0,95% do território estadual.  Limita-se ao norte com os Estados de Minas Gerais e Bahia; ao sul, com os municípios de Pinheiros e Conceição da Barra; a leste, com Conceição da Barra e a oeste, com Montanha.  Dista de Vitória cerca de 268 quilômetros.
          Além da sede, com altitude de 60 metros, é compreendido pelo distrito de Cristal do Norte.  O relevo apresentado varia de plano a suavemente ondulado e a altitude, entre 30 e 200 metros.    A bacia que compõe a paisagem hidrográfica do município é a do rio Itaúnas, cuja área é de 430 km², destacando-se como principal rio o Itaúnas.
          O município, criado em função da construção de estradas, tornou-se ponto de passagem de caminhoneiros que se dirigiam a Nanuque, Minas Gerais. Palco de um conflito pela posse da terra, a não regularização das propriedades dificultou a utilização normal destas.  A base econômica é a agro-pecuária.

anterior

próxima

início