Pinheiros

          A criação do município se deu através da Lei n° 1.913, de 30 de dezembro de 1963. A instalação se deu em 22 de abril de 1964. O município de origem foi Conceição da Barra.  O município de Pinheiros localiza-se a uma latitude sul de 18°, 23’ e 36" e a uma longitude oeste de Greenwich de 40°, 12’ e 44", possuindo uma área de 960 km², equivalente a 2,11% do território estadual.  Limita-se ao norte com os municípios de Montanha e Pedro Canário; ao sul, com Boa Esperança e São Mateus; a leste, com São Mateus e Conceição da Barra e a oeste, com Mucurici.  Dista de Vitória cerca de 289 quilômetros.
          Além da sede, com altitude de 120 metros, é compreendido pelo distrito de São João do Sobrado.  O relevo apresentado varia de ondulado a plano.   A bacia que compõe a paisagem hidrográfica do município é a do rio Itaúnas, cuja área é de 960 km², destacando-se como principais rios o Sul e o Itauninhas.  O clima é quente, com maior pluviosidade nos meses de novembro e dezembro, com uma temperatura média de 24°C. Unidade de conservação existente: Reserva Biológica do Córrego do Veado (área de 2.392 ha).
          O município surgiu da extração de madeira. Os principais exploradores partiam de São Mateus. Em seguida vieram outros de Minas Gerais e da Bahia.  Tem grande produção de mamão, com destaque para o café e a pecuária.

anterior

próxima

início