Castelo

          A criação do município se deu através da Lei n° 1.687, de 25 de dezembro de 1928. A instalação se deu em 07 de janeiro de 1929. O município de origem foi Cachoeiro de Itapemirim.  O município de Castelo localiza-se a uma latitude sul de 20°, 36’ e 12" e a uma longitude oeste de Greenwich de 40°, 12’ e 12", possuindo uma área de 670 km², equivalente a 1,47% do território estadual.  Limita-se ao norte com os municípios de Muniz Freire, Conceição do Castelo e Venda Nova do Imigrante; ao sul, com Cachoeiro de Itapemirim; a leste, com Vargem Alta e Domingos Martins e a oeste, com Alegre e Muniz Freire. Dista de Vitória cerca de 142 quilômetros.
          Além da sede, com altitude de 100 metros, é compreendido pelo distrito de Aracuí e Estrela do Norte. O relevo apresentado varia de fortemente ondulado a montanhoso. O ponto mais elevado é o pico do Forno Grande, com altitude de 2.039 metros.  A bacia que compõe a paisagem hidrográfica do município é a do rio Itapemirim, cuja área é de 670 km², destacando-se como principais rios o Castelo, o Caxixe, o da Prata e o Estrela do Norte. Unidades de conservação existentes: Reserva Florestal do Forno Grande (área de 595,27 ha) e Parque Estadual de Mata das Flores (área de 800 ha).
          A colonização começou com a descoberta do ouro na serra do Castelo. Os imigrantes italianos tiveram papel de destaque na produção agrícola e o café é o principal produto.

anterior

próxima

início