Alcebíades Ghiu (Al Ghiu) 

           Nasceu em Vitória (no Bairro Santo Antônio), em 11 de junho de 1925. Filho de Barberina Cunha Ghiu E Benjamim Ghiu (descendentes de italianos, de Roma). Faleceu no Rio de Janeiro na década de 60.  Pintor, ator, produtor cinematográfico. Menino pobre, perdeu o pai quando tinha apenas 4 anos de idade, sendo criado pela mãe, que enfrentou muitas dificuldades para sustentar e educar os 7 filhos pequenos.
          Alcebíades começa a trabalhar muito cedo, para ajudar a mãe e os irmãos, mas nos poucos horários livres preferia desenhar e pintar. Aos 14 anos, passa a freqüentar a Escola de Aprendizes Artífices, tornando-se aluno de pintura de Álvaro Conde. O mestre, percebendo o interesse e a vocação do jovem para a arte, incentiva-o a prosseguir. O aluno, por sua vez, passa a dedicar todo o seu tempo aos estudos de desenho e pintura, "lançado na tarefa de se tornar conhecido e famoso", como declara mais tarde em depoimentos à imprensa. Mas, ao concluir o curso, começa a perceber que a vida de artista não lhe garante o sustento, nem lhe permite antever melhores perspectivas. Assim, entre 1939 e 1944, trabalha como "tamanqueiro", na fábrica de malas e tamancos da Casa Oscarina e como relojoeiro na Casa Vitória.
          Em 1945, emprega-se como modesto funcionário da Companhia Vale do Rio Doce, em Vitória, chegando depois ao cargo de desenhista.  As atividades que era obrigado a desempenhar como empregado, não o impedem, no entanto, de dedicar todo o tempo livre à pintura, no ateliê que mantinha na sua própria casa, em Santo Antônio. Sem opção para expor e vender seus trabalhos, numa Vitória pacata e provinciana, os quadros a óleo iam sendo amontoados à espera de compradores e dias de glória.
    continua...

anterior

próxima

início