Legislação de Terra, no início do século, no ES

          Decreto n° 365 de 19 de junho de 1909, que altera a Diretoria de Terras e Colonização, que passa a ser subordinada à Diretoria do Interior.  Lei n° 637 de 2 de dezembro de 1909, que fixava o preço das terras no Espírito Santo.  Decreto n° 583 de 5 de março de 1910 dividiu o estado em três distritos. O primeiro distrito tinha sede em Cachoeiro de Itapemirim; o segundo, em Cachoeiro de Santa Leopoldina e o terceiro, em São Mateus.
          Lei de terras n° 1.148 de 21 de dezembro de 1917 passou a orientar os serviços de terras do estado. Por esta Lei a Secretaria de Agricultura ficava responsável pelo serviço de medição dos terrenos sem intervenção de funcionários de outras repartições.

 

Antonio Pires da Silva Pontes

          Homem culto de formação técnica, doutor em geometria e professor da Academia de Marinha de Lisboa, era também experiente geógrafo com conhecimento em levantamentos cartográficos.  Embora nomeado desde 1797, tomou posse em 1800, trazendo as recomendações do conde de Linhares para demarcação da capitania com Minas Gerais e levantamento de uma carta sobre o rio Doce, com o fim de instalar um posto para maior integração entre as duas capitanias. Dentro da nova política foram criados quartéis e destacamentos militares.

anterior

próxima

início