Estradas de Rodagem

          A primeira estrada para veículos automotores construída no Estado, com piso de barro, ia de Vitória a Vila Velha (Estrada Velha). Datada de 1915, tinha 8 quilômetros de extensão e a obra esteve a cargo do engenheiro Antonio Athayde.  A segunda, já com piso de brita (macadame), ia de Santa Leopoldina a Santa Teresa e foi construída pelo engenheiro Henrique de Novaes, em 1919, com financiamento particular.  Logo a seguir foi construída a estrada de Castelo a Muniz Freire.
          Com a popularização dos veículos movidos a gasolina e declínio das tropas, muitas comunidades, com esforço próprio e através de mutirões, começaram a construir estradas de rodagem, de precário traçado, ligando-as aos centros populosos mais próximos.  O primeiro asfaltamento em rodovia se deu na nova estrada Vitória-Vila Velha, em 1949, e no trecho Iconha-Rio Novo do Sul, em 1950.
          É interessante observar, segundo informa João Ribas da Costa em Canoeiros do Santa Maria (FCAA/PMS, 2 ed., 1982), que na estrada de ferro de Santa Leopoldina a Santa Teresa trafegavam grandes caminhões para a época — Saurer e Mulag. Um deles, com adaptação, se transformou no primeiro ônibus do Estado que o povo batizou de "Alpino".

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