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Estradas de Rodagem
A primeira estrada para veículos automotores construída no Estado, com piso de barro, ia
de Vitória a Vila Velha (Estrada Velha). Datada de 1915, tinha 8 quilômetros de
extensão e a obra esteve a cargo do engenheiro Antonio Athayde. A segunda, já com
piso de brita (macadame), ia de Santa Leopoldina a Santa Teresa e foi construída pelo
engenheiro Henrique de Novaes, em 1919, com financiamento particular. Logo a seguir
foi construída a estrada de Castelo a Muniz Freire.
Com a popularização dos
veículos movidos a gasolina e declínio das tropas, muitas comunidades, com esforço
próprio e através de mutirões, começaram a construir estradas de rodagem, de precário
traçado, ligando-as aos centros populosos mais próximos. O primeiro asfaltamento
em rodovia se deu na nova estrada Vitória-Vila Velha, em 1949, e no trecho Iconha-Rio
Novo do Sul, em 1950.
É interessante observar,
segundo informa João Ribas da Costa em Canoeiros do Santa Maria (FCAA/PMS, 2 ed.,
1982), que na estrada de ferro de Santa Leopoldina a Santa Teresa trafegavam grandes
caminhões para a época Saurer e Mulag. Um deles, com adaptação, se transformou
no primeiro ônibus do Estado que o povo batizou de "Alpino". |
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