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Educação - Período Imperial
Com a proclamação da independência imaginaram os governantes que poderiam resolver o
já então grave problema da educação nacional adotando o chamado método de
"ensino mútuo" ou "monitorial" criado por Bell e Lancaster. Esse
método consistia na utilização de alunos mais adiantados como monitores para a
instrução dos menos adiantados sob a supervisão de um professor. Pretendia-se, assim,
alcançar grandes massas da população. A experiência do "ensino mútuo" no
Espírito Santo durou de 1825, quando a escola teria sido instalada, até 1841, quando foi
extinta. Foi responsável por ela José Joaquim de Almeida Ribeiro, antigo sargento das
Armas que foi designado pelo governo imperial após ter-se submetido a um curso de
preparação no Rio de Janeiro. A experiência fracassou não apenas aqui, mas em
todo o país.
A Lei Imperial de 15 de
outubro de 1827 teve sensível influência no Espírito Santo, pois determinava que
deveriam existir as escolas de primeiras letras que fossem necessárias em "todas as
cidades, vilas e lugares mais populosos". Esses lugares seriam indicados pelos
governos locais. Isso propiciou maior participação das províncias na organização de
seus sistemas escolares. Os cargos de professor eram providos mediante concurso realizado
perante os Conselhos de Governo.
Maior autonomia é
alcançada com a edição do "Ato Adicional", de 1834. A partir de então as
províncias passavam a ter competência para legislar sobre o ensino em níveis elementar
e médio. Logo após ter-se instalado a Assembléia Legislativa Provincial, em 1835, foram
aprovadas duas leis na área educacional: uma delas criava uma cadeira de primeiras letras
para meninas em Vitória, e a outra uma cadeira de Latim em São Mateus. A escola para
meninas, a primeira a ser criada na província, demoraria ainda dez anos para ser
instalada porque faltava uma "senhora com as qualificações exigidas". A aula
de Latim de São Mateus dava início ao processo de expansão para o interior daquilo que
então era tido como ensino de nível médio. |
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