TituloOrigens.jpg (7630 bytes)

trans9x9_2.gif (1588 bytes) Período colonial: incursões francesas

          Em virtude de guerras que se travavam na Europa, o Espírito Santo sofreu, no período colonial, diversas incursões estrangeiras.  Os colonos locais deram apoio ao Governo Geral para expulsar os franceses que haviam se fixado no Rio de Janeiro, no que foram auxiliados por índios.
          Em 26 de fevereiro de 1557 algumas caravelas francesas aportaram ao norte da baía de Vitória, fazendo escambo com os nativos e disparando alguns tiros para terra, sem, no entanto, maiores conseqüências.
          No ano seguinte o chefe indígena Maracaiaguaçu (Gato-grande) aprisionou, no rio Itapemirim, 20 franceses e os trouxe para Vitória.
          Em 1561 caravelas francesas atacaram Vitória, mas foram derrotadas pelo capitão-mor Belchior de Azeredo, com apoio do padre Brás Lourenço e da população local.


Período colonial: incursões inglesas

          Em 1582 três naus inglesas dispararam tiros contra Vitória, sem, no entanto, causar graves danos à população ou às suas casas. Dez anos depois, o famoso corsário Thomaz Cavendish incursionou na sede da capitania com as naus Desiré, Daintie, Leiscster, Rouback e Black-Princesse, mas foi repelido pelas forças da donatária Luiza Grimaldi, primeira mulher, no Brasil, a chefiar um governo. No ataque, dois lanchões do capitão Robert Morgan foram rechaçados no Forte São João, batalha em que perdeu a vida o capitão inglês.

trans9x9_2.gif (1588 bytes)
trans9x9_2.gif (1588 bytes)

anterior

próxima

início